sábado, abril 4

Sentimento de culpa

Quando acabei de estudar e comecei a trabalhar lembro-me de alguém me perguntar: «Qual é a diferença entre estudar e trabalhar?». A minha resposta foi: «O sentimento de culpa desaparece.».
Na vida de "estudante" temos imenso tempo livre. Na vida de "adulto" o tempo disponível resume-se em noites e fim-de-semanas. Mas esse curtos momentos são desfrutados na integra. Podemos estar preocupados com algo que ficou por resolver no trabalho. Pensamos: «Na segunda-feira tenho de chegar cedo para terminar isto». Até podemos ir trabalhar ao fim-de-semana para "arrumar algumas questões". Mas, normalmente, no fim-de-semana não temos a preocupação de "como estamos a gastar esse tempo".
Quando somos estudantes se estamos sentados num café, pensamos:
«Tenho de ir estudar AC porque tenho teste na terça».
Se andamos a passear, pensamos:
«Devia estudar para AED porque na aula prática de terça vou andar aos papéis.»
etc.
Se nos convidam para ir jantar, planeamos: «Não posso me deitar tarde, porque amanhã de manhã tenho de estudar.»
Se nos perguntam se queremos fazer algo este fds, respondemos: «Este fds vou estar enfiado em casa a estudar. Tenho mesmo de estudar!»
O problema é que nunca acabamos por estudar. São 16:16 de sábado. Tenho teste de AC na terça-feira de manhã. Na segunda-feira vou trabalhar. Esqueci-me de comprar o livro na livraria da escola. Nem sei se vou conseguir arranjá-lo na Fnac. Acordei cedo e fui com a FL ao CCB ver a BESPhoto*. Almoçámos e fomos beber café ao meu "jardim secreto". Obviamente que o café foi curto porque «tenho de ir comprar o livro e estudar».
Ainda não estudei nada... acho que nem vou conseguir estudar... por certo irei arrumar a casa, pendurar o candeeiro no quarto (sim, finalmente.**). Tenho de ir plantar as flores no quintal antes que sequem. etc
Tenho uma vontade imensa de me ir juntar à T. e ver de seguida os 3 filmes do "Senhor dos Anéis". Talvez dê para ir no fds de "O Padrinho I, II e III".
O que irrita nisto tudo é que esta sensação não deveria de existir, pois eu sou um trabalhador estudante em tempo parcial. Apenas ando a estudar para aprender. Se passo ou chumbo é-me irrelevante. Tenho de estudar para uma disciplina que sei que vou chumbar porque não estou a fazer o projecto***. No fundo, tenho de estudar para um teste que, independentemente, do resultado, sei que irei chumbar à disciplina. Estranho? Pouco inteligente? Talvez caricato! Mas é o modo que "descobrir" de me obrigar a aprender!

Acho que vou antes estudar AED. Ando a gostar bastante e tenho "responsabilidades"! (um projecto a realizar em grupo). Entregamos ontem a 1ª parte do projecto. Não correu nada bem. Faltam agora as outras 2 partes.

* Muito interessantes os trabalhos de Edgar Martins «The accidental Theorist». (caso acedam ao link o caminho é fotografia>fotografia>The accidental Theorist. As minhas preferidas são: 19, 11, 2.
** A lâmpada da casa-de-banho e a campainha arranjei durante esta semana.
*** O projecto conta 9,5 da nota e é obrigatório entregar.

1 comentário:

A. disse...

concordo perfeitamente contigo e lembro-me bem da sensação ughh!!... grrrr...
quando estudamos parece que temos sempre uma cena no estomago e acabas por não desfrutar a 100% os momentos livres. a consciencia pesada....
mas também foste-te meter num curso que é complicado! quero dizer, é complicado no sentido de que se faltas a umas aulinhas ou não estudas não pescas nadinha daquelas formulas!