Na quinta-feira fui almoçar com uma amiga * que me informou que no jornal do Vaticano, Osservatore Romano, foi actualizada a lista de pecados capitais para adaptá-la à "realidade da globalização". O tema despertou-me logo interesse, talvez porque o fruto proibido é sempre o mais apetecido.
Os novos pecados capitais são agregados aos anteriores: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça. Os novos pecados são:
- Violações "bioéticas" como controle da natalidade e experimentações " moralmente dúbias"com células-tronco;
- Uso de drogas;
- Poluição do ambiente;
- Agravamento da injustiça social;
- Geração de pobreza;
- Riqueza excessiva;
- Pedófila.
Como os "novos pecados" são pecados sociais à escala planetária e não à escala individual, acho que deveriam ter sido sujeitos a votação à semelhança das 7 maravilhas do mundo.**
Talvez os brasileiros não votassem tanto e assim, não ganhava outro Cristo Redentor. Os belgas agora que já têm governo poderiam voltar ao seu tema preferido: a pedofilia. Alguns padres também votariam neste! E o público também poderia propor novos pecados: eu propunha como pecado capital "Promover a ignorância das populações, quanto à adopção de medidas de protecção de transmissão do vírus HIV, incentivando o método "castidade" em oposição ao preservativo.
O Papa já afirmou qual seria a sua proposta de pecado "queda do sentimento de pecado no mundo secularizado". Porque será que isso acontece?
* uma amiga, por sinal, muito católica! No final do almoço, até me foi mostrar a igreja de todos-os-santos! Muito linda (a igreja) por obra não do divino, mas do arquitecto.
** a realizar no estádio do algarve pois temos de ajudar a justificar o investimento nesse "estruturante" investimento.
Nota final: Para os "mais esquecidos" e "mais pecadores" não esquecer que: para se receber o perdão (de acordo com o Osservatore Romano) é necessário "Confissão em 15 ou máximo 20 dias antes ou depois de cometer o pecado...". Por isso já sabem, quando pecarem (e eu tenho visto muitos pecados!!!) não se esqueçam de me contarem tudo!!!!
segunda-feira, março 24
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
O sentido de pecado tem um lado perverso. Por causa da noção de pecado cometem-se atrocidades ainda maiores que os pecados a que se tenta fugir. A Igreja já percebeu isto (e outras coisas) veja o discurso Pascal de D. José Policarpo:
http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/129784
Cá para mim não estaremos longe de a Igreja reconhecer que errou ao abolir a noção de Reencarnação algures no Sec. VI.
Vamos esperar para ver...
NOTA: os comentários eliminados eram meus. Tentei colocar um link mas não funcionou
Enviar um comentário