segunda-feira, março 24

7 pecados

Na quinta-feira fui almoçar com uma amiga * que me informou que no jornal do Vaticano, Osservatore Romano, foi actualizada a lista de pecados capitais para adaptá-la à "realidade da globalização". O tema despertou-me logo interesse, talvez porque o fruto proibido é sempre o mais apetecido.
Os novos pecados capitais são agregados aos anteriores: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça. Os novos pecados são:
- Violações "bioéticas" como controle da natalidade e experimentações " moralmente dúbias"com células-tronco;
- Uso de drogas;
- Poluição do ambiente;
- Agravamento da injustiça social;
- Geração de pobreza;
- Riqueza excessiva;
- Pedófila.
Como os "novos pecados" são pecados sociais à escala planetária e não à escala individual, acho que deveriam ter sido sujeitos a votação à semelhança das 7 maravilhas do mundo.**
Talvez os brasileiros não votassem tanto e assim, não ganhava outro Cristo Redentor. Os belgas agora que já têm governo poderiam voltar ao seu tema preferido: a pedofilia. Alguns padres também votariam neste! E o público também poderia propor novos pecados: eu propunha como pecado capital "Promover a ignorância das populações, quanto à adopção de medidas de protecção de transmissão do vírus HIV, incentivando o método "castidade" em oposição ao preservativo.
O Papa já afirmou qual seria a sua proposta de pecado "queda do sentimento de pecado no mundo secularizado". Porque será que isso acontece?

* uma amiga, por sinal, muito católica! No final do almoço, até me foi mostrar a igreja de todos-os-santos! Muito linda (a igreja) por obra não do divino, mas do arquitecto.
** a realizar no estádio do algarve pois temos de ajudar a justificar o investimento nesse "estruturante" investimento.

Nota final: Para os "mais esquecidos" e "mais pecadores" não esquecer que: para se receber o perdão (de acordo com o Osservatore Romano) é necessário "Confissão em 15 ou máximo 20 dias antes ou depois de cometer o pecado...". Por isso já sabem, quando pecarem (e eu tenho visto muitos pecados!!!) não se esqueçam de me contarem tudo!!!!

5 comentários:

Fátima Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fátima Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fátima Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fátima Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fátima Lopes disse...

O sentido de pecado tem um lado perverso. Por causa da noção de pecado cometem-se atrocidades ainda maiores que os pecados a que se tenta fugir. A Igreja já percebeu isto (e outras coisas) veja o discurso Pascal de D. José Policarpo:

http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/129784

Cá para mim não estaremos longe de a Igreja reconhecer que errou ao abolir a noção de Reencarnação algures no Sec. VI.
Vamos esperar para ver...

NOTA: os comentários eliminados eram meus. Tentei colocar um link mas não funcionou