segunda-feira, janeiro 7

Porto

Este fds fui até ao Porto assistir ao concerto de Peltzer (*) nos Máus Hábitos. O concerto (performance??) do "one-man-digital-band” foi muito interessante, embora ainda sinta alguma dificuldade em "arrumar" este género musical (electro pop) de modo a perceber se gosto ou não. Neste momento apenas tenho uma certeza: a música que Peltzer faz é original e única.


Quanto ao Máus Hábitos é um sítio mesmo muito interessante, é composto por 2 espaços - bar e pista de dança- e em ambos o ambiente e a música são excelentes. Só tive pena não termos tido tempo para ir ao Pitch e ao Lusitano.
foto: http:\\www.peltzer.com.pt


Como foi a minha 1ª saída após a entrada em vigor da nova lei do tabaco, deixo aqui as primeiras observações:


1) A frase de engate "possivelmente" mais mal sucedida da história do engate («Tens lume?») deixou de ser usada para "meter conversa" e passou a ser usada como "convite" ("vamos os dois lá para fora?"). Pois não vais emprestar um isqueiro a alguém que não conheces e que vai levar o teu isqueiro para a rua (que é normalmente o espaço dos fumadores).


2) Nas discotecas quem não gosta de dançar ou prefere estar à conversa tem agora uma desculpa ("vou fumar/estou a fumar/vou só fumar mais um cigarro/na pista não posso fumar"), pois como a maioria dos locais de fumo são ao ar livre (logo sem música), o diálogo será mais fácil. Os fumadores vão tornar-se mais "conversadores".

3) A lei está a ser respeitada, embora com o avançar da noite (5 da manhã) apareceram um ou dois cigarros na pista de dança.


4) Quem não fuma "corre o risco" de ficar sozinho na pista de dança, pois os amigos quando vão fumar nunca regressam ... pois vai aparecendo 'pessoal e eles vão ficando à conversa. No final da noite, os não fumadores estão com o fumadores no local de fumo (**)


No sábado além da chuva que apanhei ainda consegui conhecer o Museu Soares dos Reis que é um museu com uma "pequena" mas interessante colecção de pintura portuguesa (naturalismo e romântico). Onde encontrei um trabalho de Henrique Pousão ("O pátio") que me é "muito querido", porque quando andava a aprender pintura, realizei uma cópia em aguarela desse trabalho e esse é o único trabalho de que me orgulho. (***)

No domingo aproveitei para ir a Serralves ver a exposição de ROBERT RAUSCHENBERG. Não consigo dizer se gostei ou não da exposição, porque simplesmente não a consegui compreender. Tenho de pesquisar um pouco sobre o autor. Não conhecia o parque de Serralves e é muito giro.


(*) O Peltzer é o Garralus glandarius (nome científico).
(**) A situação é engraçada, mas agora é que está ok, os "não fumadores" agora podem optar se querem fumo ou não, pois na amterior situação essas opções eram entre sair ou ficar em casa.
(***) Quem conhece a minha casa é o quadro que está junto à aparelhagem.

3 comentários:

A. disse...

és um excelente observador. tens de te juntar à A. no curso de sociologia eheheh

o Editor disse...

eu prefiro observar de modo menos estruturado...tipo voyeur.

Criador disse...

Já pensaste que usar repetidamente o adjectivo “interessante” para classificar tudo o que experiencias se torna repetitivo? para além de dizer muito pouco a quem te lê e ouve, e, se tornar consequentemente desinteressante. Pareces o pessoal que nas entrevistas está sempre a dizer “foi uma situação complicada”.

Quantos ás tuas ideias do fumo, defendo a instalação de altifalantes e projecção de Video nos espaços fumados para que os fumadores possam usufruir da música e imagem da discoteca e assim mantermos a confortável impossibilidade de uma discussão racional entre seres humanos nesses potenciais focos de exaltação pública.