quinta-feira, janeiro 17

Não 'os' preciso de ter ...

... para 'os' poder ler!

Este post é o resultado de algumas 'conversas' com amigos a propósito da necessidade ou não de ficar com um livro depois de o ler, pois eu não sinto essa necessidade, mas a maioria dos meus amigos sente.
Eu considero que quando me oferecem um livro, o objectivo é facultarem-me a "oportunidade de conhecer uma realidade" e não um "monte de folhas resguardadas por uma folha mais espessa, que irá servir para decorar uma estante". Salvo excepções como: primeiras edições ou edições raras de uma obra, dicionários, guias práticos ou livros técnicos.
Talvez este meu 'desapego' aconteça porque sou um leitor 'moderado' ou porque raramente releio um livro.
A principal razão que os meus amigos me apresentam é que 'gostam' de ter o livro porque: "num determinado momento, pode-me apetecer ler determinado livro".
Acho perfeitamente legitimo essa vontade mas pergunto: "Quantas vezes isso verdadeiramente acontece? É um sentimento tão instantâneo que não permite ir à Biblioteca requisitar um livro ou pedi-lo a um amigo?"
Tenho cerca de 60 livros, a maioria já os ofereci a alguém ou a instituições (por exemplo na recolha de livros usados que a minha empresa organizou para oferecer a estabelecimentos prisionais). Não tenho qualquer problema em oferecer um livro que me foi oferecido (óbviamente não oferecendo-o como sendo novo!). A pessoa que o recebe se quiser pode oferecê-lo a outro amigo ou ficar com ele, para mim é-me indiferente, pois eu tento oferecer "conhecimento" e não "papel".
Outra vantagem de não comprar livros ou oferecer os livros que nos oferecem, é que, para quem muda de casa regularmente, os mesmos não são um "pesado fardo", que muitas vezes não saem do caixote em que foram transportados.
Sou um frequentador assíduo da Biblioteca de Oeiras, que é um exemplo de profissionalismo a todos os níveis: tem praticamente tudo, disponibiliza catálogo e permite efectuar reservas e renovações on-line, adquire mais de 400 títulos por mês que vão desde livros a DVDs, muitos por sugestão dos leitores, tem uma secção de jornais e revistas onde podemos ler todos os jornais dessa semana, bem como revistas temáticas: Relações Internacionais, Revista de Historia, Vertice, Proteste, etc.
Se tiverem que ir à Biblioteca - talvez - sintam aquilo que eu sinto cada vez que entro na sala dos livros: "Existe tanto conhecimento e eu sei tão pouco...". Fico logo com vontande de ler 3 ou 4 livros!
Por não comprarmos livros, não sentimos "pena" em abandonar a leitura dos mesmos quando não estamos a gostar.
Por vezes adquirimos livros que amontoamos na sala à espera da sua vez ... e quando chega a sua vez... não nos apetece ler esse livro.
Uma das limitações é não ser possível efectuar anotações nos livros o que me parece difícil de ultrapassar.
Nota final: Este post não pretende dizer que eu é que estou certo e que os meus amigos é que estão errados, apenas pretende descrever a minha "relação" com os livros.

5 comentários:

A. disse...

de que estás à espera para te registares aqui? http://www.bookcrossing-portugal.com/

ps: o pessoal gosta de ter estantes com muiiiiiiiiiiiitos livros. fica bem na decoração : )

Fátima Lopes disse...

Lembrei-me agora de uma história fantástica, contada na 1ª pessoa pelo Julio Machado Vaz: Ele conta que foi convidado para casa de alguém e a páginas tantas, estando na sala, reparou num livro, na estante que ele gostaria de ler. Pegou-lhe para o folhear e qual não é o seu espanto: era só a lombada, tal como os restantes! :)

António Bento disse...

bom ... eu sou do lado contrário à linha do post. tens razão o certo e o errado não existem neste assunto, como em tantos outros, Amigo.
gosto de devorar livros, de os ter, acariciar, sentir, de estar rodeado de livros em casa (já não há assim tanto espaço e a parte decorativa é treta, é para quem não se sente bem com a sua casa, com ou sem livros).
mantenho com os livros (sobretudo com alguns) uma relação afectiva porque, mais do que um objecto que contem informação, conhecimento, fontes de emoções, etc, um livro representa sempre um momento especial na minha vida, pelas mais variadas razões mas por uma mais forte e muito simples: ler um livro e poder deleitar-me só é possivel porque posso ler. essa é uma dádiva da natureza e do destino que muito aprecio e agradeço. também por isso, gosto de ter os livros, mantendo momentos especiais na minha vida e podendo voltar quando quero.
e ... pronto.
abraço
ab

aprendiz disse...

No seguimento do comentário que fiz num post da pink&blue, eu, e como tu já sabes, sou completamente o oposto do que escreves.
Gosto de ler, embora ultimamente não o ande a fazer tanto como gostaria, mas gosto de ler livros 'meus' e, mesmo não gostando, não consigo desfazer-me dos mesmos... Porquê? não sei!

o Editor disse...

Amiga A.
Infelizmente a minha relação com o BookCrossing não tem sido a melhor...pois o livro que deixei no aeroporto de Lisboa na minha viagem a Cuba anda desaparecido...nunca ninguém foi ao site dizer que o tem...
E nos próximos tempos não tenho mais nenhum livro por libertar pois só faço anos em outubro... :-)