quarta-feira, janeiro 23

Novas Tendências na Sociedade Portuguesa

Uma colega de trabalho falou-me de uma notícia que tinha lido no jornal à algumas semanas e que ao lê-la lembrou-se de mim...
A notícia era acerca de um estudo de mercado que foi publicado "Novas Tendências na Sociedade Portuguesa". E ela disse que era a minha "cara"!

Como o estudo (na integra) não se encontra disponível na net, vou correr o risco de comentar cada tendência com base com base nos dados publicados em:

- Decidir com facilidade viajar para cidades europeias para curtas estadias (75%)
"Facilidade" será decidir dois ou três dias antes da passagem-de-ano? ou escolher o destino pelo voo mais barato? Se sim, estou nessa!

- Desenvolver certas actividades com o objectivo de obter relaxamento/bem-estar (71%)
A descrição é muito superficial...Ter andado no yoga conta? Praticar atletismo?

- Valorizar ficar instalado em espaços de ambiente seleccionado em alternativa a hotéis (70%)
Ficar em Pousadas da Juventude, em regime camarata, conta?

- Marcar preferencialmente os destinos e hotéis através da internet (59%)
Existe outra forma de marcar?

- Gastar dinheiro em elementos para a casa que envolvam preocupações energéticas (68%)
Infelizmente só as lâmpadas!

- Estar verdadeiramente predisposto a aderir a conceitos tipo TiVo (63%)
Ainda não cheguei a esse ponto...nas tecnologias sou um pouco "retrógado"...

- Estudar outras religiões como forma de desenvolver a sua própria espiritualidade (62%)
Normalmente só através da leitura de livros. Não frequento workshops. É por curiosidade ou simplemente para 2compreender o mundo".

- Fazer questão em não fumar tabaco (59%)
Gosto da frase... :-)

- Morar numa casa antiga /reconstruída (57%)
Sim.

- Considerar o casamento homossexual como um direito (61%)
Há quem não considere?

- Desenvolver práticas/hábitos aos quais atribui dimensão espiritual (60%)
Não me lembro de nenhuma!

- Considerar que a adopção de crianças é um direito de qualquer ser humano independentemente da respectiva sexualidade (53%)
Aqui discordo. O direito à adopção não é de quem adopta, mas de quem é adoptado! Quando à sexualidade do adoptante acho irrelevante, a menos que me convençam com algum estudo científico que prove que ter pais homosexuais prejudica o desenvolvimento da criança!
NOTA IMPORTANTE: Quando digo "desenvolvimento da criança" não me refiro à sua orientação sexual, mas sim à sua aprendizagem e integração dessa criança.

- Não estar ligado a nenhum partido político ou associação cívica, mas participar activamente em acções de movimentos de intervenção (51%)
A 1ª parte é verdade, a 2ª é que não...

- Achar que a filosofia zen combina com a vida urbana (55%)
Pode combinar, mas dai até "eu" praticar... não se esqueçam que eu moro com o M.

- Criar pequenos vídeos para pôr no YouTube (62%)
Ainda não me estreei. Talvez porque o meu tlm não tem câmara...

- Utilizar activamente o Skype em substituição do telefone (59%)
Só usei uma vez, numa viagem, numa loja paquistanesa.

- Ter “fome” de cinema de origem alternativa à Europa ou EUA (56%)
Saber o nome dos filmes nomeados para os Óscares como "Melhor Filme Estrangeiro" e não saber o nome dos nomeados para melhor filme? Ter uma lista "Must See" elaborada com base nos filmes premiados no festival de Berlim, Sundance e Veneza? Andar à anos à procura de "Esposa Turca"? Acho que sim!

- Gosta de ver documentários em salas de cinema (54%)
Só é pena que não sejam exibidos mais documentários e o doclisboa seja só uma semana.

e vocês meus amigos?

Fontes:
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=313279&visual=26&rss=0
http://www.meiosepublicidade.pt/2007/12/12/o-que-dizem-os-trend-setters-portugueses/
http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=308704

Sem comentários: