Quem me conhece, sabe que, normalmente, o meu frigorífico está quase sempre vazio. ("aos vossos olhos")
Gosto de comprar as coisas à medida que vou precisando delas.
É por isso que não faço compras semanais ou mensais. No fim-de-semana sou capaz de ir ao mini-preço algumas 2 ou 3 vezes. E durante a semana por vezes também tenho de "passar" por lá.
Por vezes, elaboro uma lista de compras, mas raramente me lembro de a levar. Outras vezes, levo a lista, mas nunca consigo comprar tudo pois o espaço nos meus braços não é suficiente.(sim! sou daqueles que carregam as compras no supermercado ignorando que existem uns objectos muito simpáticos que têm o nome de "carrinhos" ou "cestinhos").
Ao longo da semana, vou decidindo o que janto em função do que existe no frigorífico ou nas prateleiras. Gosto de gastar aquilo que tenho. Se tenho muitos ovos, faço, por exemplo, ervilhas com ovos escalfados. Se tenho tomates que se vão estragar, faço tomatada. Se as cenouras estão a ficar com "má cara" faço um puré de cenoura e acompanho com o que existir, etc, etc..
O assunto deste post está relacionado com o facto de ter uma amiga que é o oposto. No frigorífico dela existe de tudo. O problema é que ela raramente janta em casa e as coisas vão-se estragando. Ou para não se estragarem, vão indo para o congelador. Obviamente que ... no congelador já não cabe nada!
Face ao exposto desafiei a minha amiga a tomar uma atitude: «Não comprar mais nada enquanto não gastar todos os produtos que tem no congelador,ou seja, apenas deve cozinhar para o jantar produtos que tem no congelador. Deve evitar comprar outros produtos, mesmo que sejam para acompanhar». Para "exemplificar": jantámos algo semelhante a um "Arroz à valenciana".
No final afixámos uma lista de todos os produtos existentes no congelador. À medida que ela for terminando esses produtos deve fazer riscá-los da lista.
A lista actual é composta por: Ervilhas, Milho, Cebola, Alho Francês, Espinafres, Beringela, Pimentos, Xuxu, Nabo, Legumes salteados, Salmão, Marúca, Miolo de Berbigão, Miolo de Ameijoa, Camarão, Bifes de peru e Hambúrgueres de perú.
O desafio agora é preparar receitas "apenas com estes ingredientes".
PS: Na semana passada outra amiga minha contou-me que: tentou (e conseguiu) durante uma semana preparar o almoço e jantar para 3 pessoas por apenas 4 euros. Além de ter conseguido, achou bastante engraçado andar à procura das combinações de alimentos mais saborosas e nutritivas, que não excedessem esse limite. Uma destas semanas vou tentar fazer algo parecido... :-)
segunda-feira, agosto 10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário