quarta-feira, dezembro 5

Sacos de Plástico

Afinal os supermercados já não vamos cobrar 5 cts por cada saco de plástico!

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1312829&idCanal=57

Aqui estava uma excelente medida...
É sempre bom viver num país em que: o que se "ataca" são os "detalhes" ("os sacos de plástico") e não os "problemas" (resíduos).

A proposta de lei assentava na dificuldade de "tratamento de resíduos sólidos, afectando as redes de saneamento de águas". O objectivo era claro...reconhecer um valor material (5 cts) ao saco de plástico de modo a que o cidadão pense 2 vezes antes de colocar um saco no lixo.

A minha dúvida é apenas esta: alguém deita fora um saco vazio (excepto se estiver sujo)? É claro que não! E se tiver "lixo" (conteúdo) para colocar no seu interior perde o "amor" aos 5 cts? É claro que sim!

Conclusão: temos muitos "sacos" nos contentores, porque produzimos muito lixo (o conteúdo)! Se produzissemos menos lixo, existiriam menos sacos no lixo!

O que não se combate são:
- as embalagens desnecessárias (fruta);
- as embalagens exageradamente grandes relativamente ao contéudo apenas por marketing comercial (cereais do pequeno almoço);
- embalagens contendo materiais não biodegradávies ou de diferentes tipos o que dificulta a sua separação e reciclagem;
- utilização de embalagens apenas por questões de distribuição (o preço por litro de uma cerveja com "tara" é superior ao de uma cerveja "sem tara").
- etc.

O "problema essencial" não é trazer 10 sacos do supermercado, o problema é que o "conteúdo" de 9 desses sacos tem de ser deitado fora!

Não questionando a seriedade e competência do Ministério do ambiente, estas medidas avulso, parecem-me muito pouco quando à tanto para fazer...

Deixo-vos um artigo publicado na quercus acerca dos Dia da Terra – 22 de Abril. Os cinco maiores pecados ambientais de Portugal e os cinco objectivos para os cidadãos:

http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=567&articleID=663

Sem comentários: