sexta-feira, dezembro 14

Compras de Natal

Agora que se aproxima o "período de transferências" no futebol já começam a surgir "rumores" dos atletas que o "Glorioso" irá dispensar: André Diaz, Zoro, Romeu, Miguel Vitor, Miguelito, Yu Dabao e Berguessio.

Se existem atletas que vão sair existem outros vão entrar, embora acho que o plantel será reduzido pois actualmente tem 30 atletas.

Neste post não quero questionar a utilidade/justeza dos que vão sair, nem questionar porque chegaram a entrar, mas sim alertar para a tendência que existe em comprar em Janeiro o que se deveria ter comprado em Agosto, salvo as "excepções (atletas para substituir atletas lesionados com gravidade).

Convém relembrar os atletas que foram comprados em Janeiro nas épocas anteriores, para se perceber a utilidade dos "mesmos":

Época 2005/2006
Marcel (Académica)
Laurent Robert (Portsmouth)
Diego Souza (Fluminense)
Marcelo Moretto (V.Setúbal)
Marco Ferreira (sem clube)
José Fonte (V.Setúbal)
Manduca (Marítimo)

2006/2007
Derlei (Dinamo) por empréstimo

Tudo grandes aquisições! Embora alguns até foram úteis em determinadas circunstâncias, como o Moretto que chegou a ser o titular e que até foi bem "vendido. Só não sei se a sua contratação merecia uma guerra com o FCP ao ponto de andarem à "estalada" em pleno aeroporto de Lisboa.
Alguns são atletas jovens com margem de progressão, como o José Fonte e o Diego Sousa, que ainda pertencem ao Benfica e que podem ainda a vir a ser interessantes.
Outros como o Marco Ferreira continuam emprestados (Leicester City) embora nem apareçam no site do actual clube e a última vez que ouvimos falar dele foi porque foi condenado em tribunal. etc..etc..

Nota final: O único atleta contratado em Janeiro e que rendeu foi o Nuno Assis (2004/2005), que foi uma ajuda preciso na conquista da Liga.

2 comentários:

António Bento disse...

só tenho pena do zoro que acho uma grande mais valia! só qe teve azar ...

o Editor disse...

Segundo o Jornal Record: O Marco Ferreira está de regresso a Portugal porque não se adaptou ao Leicester.