terça-feira, agosto 17

Borda d´Água

Talvez alguns saibam o que é. Talvez outros até o conheçam. Mas poucos sabem que existe um exemplar na minha mesa de cabeceira. Um exemplar comprado à porta dos pastéis de belém num dia em que fui tomar um pequeno almoço com a família matos, a w. e a T. para comemorar o regresso da emigrante de LA.

Por vezes antes de me deitar, gosto de consultar o Borda d´Água. Embora não o leia todos os meses, gosto de folhear o mês actual e o próximo mês. É o meu calendário da Horta. Sei por que este mês posso semear Agriões e Espinafres em "local definitivo". Os agriões vou semear na quinta-feira.

Os espinafres estou com alguma dificuldade em encontrar sementes ou plantas da espécie que quero ("Espinafre da Nova Zelândia"). Tenho um único exemplar (oferecido) há mais de um ano e continua vivo e a produzir.

Entretanto comecei a arrancar as alfaces. Foram um grande fiasco. Nenhum dos 15 exemplares cresceu. Julgo que têm uma praga qualquer pois as folhas estão "branquiçadas" e quase transparentes. Também foram plantadas demasiado tarde (embora o Borda d´Água ainda fizesse referência que era possível plantar nesse mês).

Estive a fazer uma pesquisa e encontrei um texto interessante sobre o Borda d´Água.

2 comentários:

Anónimo disse...

A horta do sr Oliveira precisa de um empregado.faz a candidatura.

o Editor disse...

Precisa de um agricultor ou de um empregado de limpeza da câmara?