quarta-feira, julho 30

«Quando é que começas a trabalhar? (mas a trabalhar a sério!)»

Por vezes temos tendência para "menosprezar" o trabalho/profissão dos outros, principalmente, quando eles exercem profissões pouco "convencionais" no chamado «mundo do trabalho».
Pior ainda, quando essas profissões "aos nossos olhos" parecem um passatempo ou um hobby, como por exemplo: ser músico numa banda que nunca ninguém ouviu falar, ser artista plástico e nunca ser convidado para expor, ser poeta apenas com um livro editado e que nunca vendeu mais de 1000 exemplares, ser fotógrafo apenas para o jornal da terra, ser locutor numa estação de rádio que nunca ouvimos falar, etc.

Infelizmente, faço esse "juízo" muitas vezes! Por vezes, ainda "gozo com a situação". Sou mesmo um triste!

Normalmente, apenas considero essa actividade como "uma profissão" quando existe um reconhecimento (financeiro e/ou artistico) do trabalho desse amigo. Mas como não é fácil atingir o reconhecimento, a maioria dos meus amigos são sempre "alguém que confunde trabalho com passatempo".

Este post surge por causa de uma amigo que tem sofrido ("o meu juizo") nos últimos tempos, e que não merece, pois abdicou de muita coisa para se dedicar a esse "passatempo". Infelizmente, uma vez mais, apenas reconheci o "passatempo" dele como "profissão" porque surgiram os primeiros sinais de reconhecimento (dois neste caso):

«Portugueses destacam-se no Second Life» (ler notícia completa)
«Os Linden Labs, detentores da plataforma virtual Second Life, reconheceram na sua Homepage o trabalho de dois Portugueses, Hugo Almeida e Rui Gaio
(...)

O outro português distinguido foi Rui Gaio, presente há cerca de um ano no Second Life, a tocar e a cantar em directo desde Portugal, que já conquistou milhares de admiradores, tocando, todos os dias, para centenas de pessoas espalhadas por toda a parte do mundo dentro da plataforma vistual.
Em breve, Rui Gaio vai editar o seu primeiro álbum em Portugal, com uma forte base de Jazz electrónico, sendo o primeiro artista Português presente no Second Life a editar, na vida real, um álbum.
(...)»

Programa de Televisão "Kilómetro Zero"
- É um dos músicos apresentados no programa do JP Simões.
- A música do spot ao programa é sua.

PS: Esse meu amigo já deveria estar no quadro de honra ("Quando for grande quero fazer coisas como os meus amigos...") há muito tempo, mas como disse anteriormente "sou um triste".

3 comentários:

Criador disse...

mas ... mas ... qual vai ser o meu objectivo agora que reconheces que tenho uma profissão? Já cheguei ao topo.
Ainda há vagas no mcDonalds?

A. disse...

eu já sabia deste sucesso no second life ; ). no caso do KM0 descobri por acaso e depois é que falei com o artista.
tb estou muito contente com o sucesso dele! merece!

António Bento disse...

é pá sabes que vender 1000 livros emportugal é o sonho de qualquer gajo ou gaja?
seja qual for o género.
quem vende 1000 livros nunca é desconhcido
:)
abraço
ab