terça-feira, novembro 23

Uma viagem de comboio - Relato


Há algum tempo que tinha a ideia de fazer umas férias apenas viajando de comboio (um tipo "intra-rail"). Na semana passada concretizei essa ideia:
Tomar->Entroncamento
Entroncamento->Covilhã
Covilhã->Régua (autocarro)
Régua->Tua->Pocinho->Tua
Tua->Cachão (taxi ao serviço da CP)
Cachão->Mirandela
Mirandela->Viana do Castelo (autocarro)
Viana do Castelo->Caminha->Viana do Castelo

Viajar de comboio tem as suas vantagens, principalmente se optarmos apenas pelos regionais: são lentos e para em todas as estações e apeadeiros. A CP disponibiliza bastante informação sobre alguns trajectos interessantes.
Quando planeie a viagem existia apenas um percurso que queria fazer: Entroncamento->Castelo Branco pois tinha uma recordação (quando tinha 18 anos e fui "dar o nome para a tropa") que essa linha ia sempre junto do Rio Tejo. Tinha também uma ideia de entrar em Espanha mas tive alguma dificuldade em definir um trajecto no site da Renfe pelo que fiquei por Caminha.
Algo que aprendi numa viagem com estas "características" é que não é possível "parar para visitar" uma vez que como trazemos as mochilas às costas ficamos limitados nos movimentos. É preferível ter um "ponto base" e a partir dai ir efectuando pequenos trajectos e depois seguir directamente para outro "ponto base". No site da CP é possível verificar quais as estações que possuem cacifos e deste modo escolher alguns pontos de paragem.
Também não é aconselhável que o período de viagem seja superior a 3/4 dias por causa da quantidade de roupa que é necessária, e se for no Verão, melhor ainda porque dispensamos os casacos e camisolas volumosas.
O melhor da viagem foi o percurso foi Tua-Pocinho: 5€ em comboio regional movido a gasolina encostado ao Rio Douro, com a cabeça de fora do comboio.
Algo que anda a falhar nas minhas férias é os "pratos regionais". Por muito que procure parece que não ando a acertar: o veado no Tua, a posta em mirandela, os rojões na régua. Foram bons, mas nada de excepcional. Um destes dias marco um fim-de-semana gastronómico. A viagem será decidida em função dos restaurantes...
O melhor pequeno almoço e alojamento foi em Tua ("casa do Tua").



PS: juro que não é minha. Era de alguém que ia no comboio.



2 comentários:

Anónimo disse...

Viagem de comboio tem certas vantagens pelo menos não temos a preocupação do estacionamento.

o Editor disse...

E podemos nos distrair com a paisagem sem perigo